Lula: Nilcéa foi fundamental para a promulgação da Lei Maria da Penha

Precisamos, cada vez mais, de mais Nilcéas!

(Reprodução/Redes Sociais)

Nota oficial do presidente Lula sobre a morte de Nilcéa Freire – Nilcéa Freire foi médica, Ministra de Políticas para Mulheres, mas mais que isso foi uma batalhadora incansável pela vida, pela redução das desigualdades e defesa das mulheres do Brasil. Foi a primeira reitora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, onde foi pioneira na implantação das cotas para alunos vindos das escolas públicas e negros, ampliando o acesso ao ensino superior. Fez a primeira Conferência Nacional de Políticas Para as Mulheres. Foi fundamental para a promulgação da Lei Maria da Penha, tão importante no combate à violência doméstica. A generosidade de Nilcéa deixa um legado imenso de aprendizado e conquistas para um Brasil com mais oportunidades para os mais pobres, os negros e as mulheres. Precisamos, cada vez mais, de mais Nilceas. Nesse momento de perda e tristeza, me solidarizo com os familiares, amigos e admiradores dessa grande brasileira.

Luiz Inácio Lula da Silva


Em tempo: 
neste domingo 29/XII, o PT também divulgou nota oficial em homenagem a Nilcéa:

O Partido dos Trabalhadores lamenta o falecimento da companheira Nilcea Freire, ex-Secretária Especial de Políticas para as Mulheres do governo Lula. Nilcea faleceu no Rio de Janeiro neste sábado (28/12).

Nilcea Freire fez do Brasil uma liderança na área de políticas públicas para mulheres, tornando-se referência. Ela também atuou como médica, professora, pesquisadora e reitora da UERJ.

Como secretária, realizou a I Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que reuniu mais de 120 mil mulheres de todo o país e, em consequência dessa mobilização, publicou, no final de 2004, o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres.

Sob sua condução, foram implementadas as mais relevantes políticas públicas voltadas às mulheres da história do Brasil até o momento.

Mulher de luta até o fim, Nilcea Freire deixa plantadas as sementes daquilo que lutamos para ver florescer: a militância feminista brasileira.

Nilcea Freire, Presente!

FONTE:

https://www.conversaafiada.com.br/politica/lula-nilcea-foi-fundamental-para-a-promulgacao-da-lei-maria-da-penha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *